Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)

Escalão: 2º Escalão

A Paisagem envolvente do Castelo de Guimarães

Idade:

10/ 11 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

O desafio foi lançado aos alunos do 5.ºano, turma D, com idades entre os dez e os onze anos, de imediato os alunos abraçaram o repto com entusiasmo e empenho que se repercutiu nos registos fotográficos, e em todas as fases do desenvolvimento do trabalho. Foram apresentadas as várias fotografias à turma, procedendo-se à seleção de uma, a escolha incidiu sobre uma fotografia que apresenta um monumento que identifica a cidade de Guimarães, o Castelo de Guimarães e espaço envolvente. De seguida, os alunos organizaram-se em grupo de trabalho e inspirando-se na fotografia selecionada realizaram o projeto de trabalho da tapeçaria com tecidos. Selecionou-se um projeto, bem como o grupo que iria ficar responsável por produzir a tapeçaria e solicitar colaboração aos outros alunos da turma quando necessário. A tapeçaria foi realizada nas disciplinas Educação Visual e Educação Tecnológica. Seguiu-se a fase de organização de materiais, restos de tecidos e outros materiais (linhas) que existiam na escola. Os alunos selecionaram os tecidos que mais se adequavam ao projeto, os mesmos foram provenientes de roupas usadas que já não reuniam condições de utilização, bem como de restos de tecidos trazidos pelos alunos, definiram-se as tarefas necessárias para a concretização do projeto, nomeadamente decalque do desenho, execução de moldes, recorte dos tecidos e o coser dos mesmos no suporte/base, aplicando-se várias técnicas/pontos. A etapa de coser foi antecedida de exemplificação, pela professora que orientava os trabalhos, uma vez que a maioria dos alunos nunca tinha pegado numa agulha ou executado qualquer ponto. De um modo geral, todos os alunos experienciaram as várias etapas de execução da tapeçaria com tecidos, enfiaram agulhas, coseram com técnicas/pontos diferentes, fizeram moldes, recortaram tecido, desfizeram quando algo não estava bem ou não gostavam do resultado obtido, sempre com muito empenho e numa atitude positiva, com o objetivo de fazer melhor e obter o melhor trabalho. A professora, Alice Mota