Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

Escalão: 2º Escalão

Corço do Parque Nacional Peneda- Gerês e Lírio-do-Gerês

Idade:

Os alunos têm entre 11 e 16 anos.

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

O desafio foi apresentado a todos os docentes e aos alunos pela Coordenadora Eco-Escolas, tendo os docentes de Educação Especial apresentado o projeto aos catorze alunos cujo Programa Educativo Individual prevê o desenvolvimento da autonomia pessoal e social nos vários contextos escolares e extra-escolares. Desde sempre que a reciclagem e reutilização de objetos e materiais têm sido os princípios adotados na elaboração dos trabalhos, com o objetivo de contribuir para a proteção do meio ambiente, dando uma nova vida a coisas em desuso, minimizando os custos despendidos pela escola e em casa e estimulando a criatividade dos alunos. No desafio Criar com Estilo | Espécies Nativas em Tecido de Portugal, procurámos de uma forma atrativa e divertida aproveitar restos de tecido de roupas velhas. A ideia do Corço e do Lírio-do-Gerês surgiu aquando da preparação da visita de estudo destes alunos ao Gerês ocorrida a 21 e 22 de abril de 2022. O processo criativo foi acompanhado de registos fotográficos. Fases do projeto: 1.ª Apresentação do projeto e escolha do tema da atividade Desafio: Criar com Estilo | Espécies Nativas em Tecido Fauna: Corço - símbolo do Parque Nacional Peneda-Gerês Flora: Lírio-do-Gerês, espécie protegida 2.ª Origem dos materiais a utilizar Materiais reciclados e reutilizados: cartão reciclado e reutilizado, restos de tecido, linha de costura e fita de seda, restos de arame. Outros materiais: cola, pionés, papel e arame. 3.ª Elaboração dos dois trabalhos: - Pesquisa de imagens na Internet; - Seleção dos modelos a reproduzir; - Traçado e recorte de dois retângulos de cartão reciclado em tamanho A3; - Revestimento dos mesmos para servir de base; - Lírio: Dobragem de arame na forma de cada uma das pétalas (grandes e pequenas); Revestimento das pétalas com restos de meia-calça de licra lilás; Aplicação de pedaços de tecido acetinado de cor amarela sobre as pétalas maiores; Revestimento do arame para o caule com fita de tecido; Montagem e colagem das pétalas, do caule e das folhas sobre a base. - Corço: Recorte da imagem em elementos mais pequenos; Revestimento de cada elemento com tecidos diferentes: cor e textura; Colagem com recurso a cola térmica; Montagem e colagem das peças sobre a base; Aplicação de cola quente para formar a íris e pionés no nariz. Todos os alunos tiveram oportunidades para participar na elaboração do corço e do lírio. Duração da atividade: 2 a 30 de maio de 2022

Fotografias: