Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão: 2º Escalão

O medronheiro e a sua borboleta

Idade:

11 anos

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

Criar com estilo | Desafio criativo “ESPÉCIES NATIVAS em tecido” Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Na sequência das aulas de campo, com alunos do 5º ano, no jardim da nossa Escola, para investigação de seres vivos existentes e do seu habitat, surgiu a ideia de aprofundar o conhecimento sobre uma das espécies autóctones observada - o medronheiro (Arbutus unedo L.) . Assim, os alunos puderam observar, no medronheiro, a sua flor e fruto. Investigando, descobriram a existência da borboleta (Charaxes jasius L.) e da lagarta específicas desta espécie, tendo-se encantado pela beleza de ambas. “Esta linda borboleta é muito comum em quase todo o território português [...]. É uma das chamadas espécies monófagas, pois as lagartas desta borboleta alimentam-se apenas de uma planta. Neste caso, tal como o nome indica, dependem das folhas dos medronheiros (Arbutus unedo L.). As borboletas-do-medronheiro são a borboleta diurna com maior envergadura da Europa, atingindo entre 65 a 80 milímetros. Estas borboletas estão em voo entre Março e Outubro.” In Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal O desafio para o trabalho foi lançado aos alunos do 5º ano, nas aulas de Ciências Naturais. Cada aluno deveria fazer um desenho que representasse um ou vários elementos desta espécie nativa. Foram apresentados vários trabalhos, com base nos quais foi feita uma composição que resultou no projeto gráfico final e que integra elementos relativos à Flora e à Fauna. Os alunos e as professoras entenderam que era importante representar estes elementos juntos já que são naturalmente indissociáveis. Na fase seguinte, para a montagem do trabalho, foram escolhidos os tecidos mais adequados, de entre os restos de tecidos trazidos por alunos e professores e foram usadas técnicas de composição de tecidos, por costura, colagem, bordado e pintura. Os alunos deslocaram-se à Escola, fora do seu horário e trabalharam na escolha e composição de tecidos, sob a orientação da professora de matemática, Ana Paula Moreira. Sobre um tecido azul-claro (costas de uma camisa de homem), foram feitas sucessivas sobreposições de outros tecidos (previamente recortados em papel, para servirem de molde), por costura ou colagem, de modo reproduzir em tecido o projeto gráfico final. Para que alguns tecidos não desfiassem foi usada a técnica de queimar os seus limites, atividade que foi realizada pela professora. Para criar textura e melhorar a cor da borboleta foram pintados alguns pormenores com um rímel velho; nas folhas, na lagarta e na borboleta foram bordados pequenos pormenores; nos medronhos, nas flores e no corpo da borboleta foi usado enchimento para criar volume. Trabalho realizado pelos alunos do 5º ano (2º escalão), no ano letivo de 2021/2022, orientado pela professora Teresa Casau coordenadora do projeto Eco-Escolas.

Fotografias: