Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: 2º Escalão

A Pega-Rabuda e o Cardo-Marítimo

Idade:

11 e os 14 anos

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

Projeto: “Roupas usadas não estão acabadas” Desafio 2: Cria com estilo! Desafio criativo -“Espécies Nativas em Tecido” O trabalho foi proposto aos alunos de duas turmas do 7.º ano, na disciplina de educação visual, tendo sido concluído em parceria com a equipa da Biblioteca Escolar. Iniciou-se o trabalho com a motivação dos alunos, onde foram apresentadas as regras do desafio e discutiu-se a problemática dos tecidos em fim de vida. Posteriormente, foram escolhidas as espécies a representar no trabalho, tendo sido a Pega-Rabuda e o Cardo-Marítimo as espécies selecionadas para representar os exemplares de fauna e flora nos trabalhos da nossa escola. A escolha da Pega-Rabuda justifica-se pela existência de um casal de aves desta espécie que, diariamente, visita e se alimenta nos espaços verdes da nossa escola e nos encanta com os característicos sons “tchak-tchak-tchak” que emitem. Quanto à escolha do Cardo-Marítimo, também é facilmente justificada com a necessidade de preservar a flora existente nos sistemas dunares e a importância que a espécie tem nesse contexto. Nos areais e dunas da Figueira da Foz podemos observar vários exemplares de Cardos-Marítimos. Concretização do desafio: Os alunos procederam à realização dos desenhos/ilustração das espécies - tamanho A3 - em contexto da disciplina de educação visual. Os trabalhos tiveram como base fotografias, recolhidas pelos alunos, das espécies tratadas e imagens pesquisadas na internet. Passaram de seguida à fase da construção dos trabalhos finais, contando com a preciosa colaboração da equipa da Biblioteca Escolar. Os materiais utilizados foram restos de tecidos de peças de roupa em fim de vida, com diferentes texturas, cores e composições, no sentido de salientar os aspetos relativos às características de cada ilustração. Foram utilizadas linhas para os pontos e sobreposição de tecidos, conferindo dimensão às estruturas representadas. Os tecidos foram recortados com tesoura de acordo com o contorno e tamanho pretendidos. O trabalho foi aberto à participação de outros alunos que frequentaram a biblioteca da escola. Os alunos tiveram oportunidade de enriquecer o seu conhecimento relativo à biodiversidade vegetal e animal da nossa região, assim como a importância da preservação dos seus habitats, aliando a adoção de práticas ecológicas e sustentáveis, como a reutilização de materiais, ao respeito pela Natureza e pelo Ambiente.

Fotografias: