Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Escalão: 2º Escalão

Trabalho 1: Biodiversidade da Ilha da Madeira Trabalho 2: A Matemática na Biodiversidade Madeirense

Idade:

13 a 15

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

Trabalho 1: Biodiversidade da Ilha da Madeira O desafio “Criar com estilo – Espécies nativas em tecido” foi abraçado pelo projeto da escola Eco Moda. Este conta com duas docentes às quais juntaram-se 4 alunos da turma 8o1, com cerca de 14 anos. Os alunos trabalharam maioritariamente a pares. Numa fase inicial foi feita pesquisa de espécies nativas da ilha a nível da fauna e flora. Posteriormente foram selecionadas espécies que os alunos mais gostavam e com potencial de serem trabalhadas com fibras têxteis. Da seleção feita, os alunos realizaram esboços e trouxeram de casa roupas ou restos de tecidos obsoletos, que já não utilizavam. Uma das alunas, trouxe ainda pequenos retalhos/ sobras de uma costureira. Da espécie animal foi escolhido para ser trabalhado um pequeno lagarto, a lagartixa-da- madeira (Lacerta dugesii). A escolha deveu-se a esta ser uma espécie endémica do arquipélago da Madeira, onde se encontram em abundância. Por sua vez, das plantas, os alunos com a colaboração das professoras selecionaram para trabalhar o Ensaião, de nome científico Aeonium glandulosum. Esta planta é conhecida por ser sem caule, de folhas suculentas com margens tingidas de vermelho-acastanhado, dispostas em roseta. Estas plantas crescem em escarpas, na rocha. Surgem de fissuras e reentrâncias. Dos esboços realizados foram feitos moldes em papel que foram utilizados para mais facilmente recortar os tecidos com a forma correta, tanto da planta como da espécie animal. Em relação à planta, Ensaião, este foi feito num tecido tipo feltro para dar a ideia do volume das folhas da suculenta e foi pintado nas bordas com vermelho-acastanhado como lhe é caraterístico. Foram simuladas pedras/calhaus enchendo tecidos para que o Ensaião no trabalho tenha parecença como se encontra na natureza, entre pedras, nas fissuras das rochas. Por sua vez o trabalho com a espécie animal, lagartixa-da-madeira, as alunas acharam por bem dar-lhe um visual mais amistoso, com um tecido de padrão colorido, a contrapor como estas na realidade são. Cinzentas, acastanhadas e/ ou verdosas. Dando continuidade ao carater lúdico impresso ao trabalho, além de uma lagartixa completa, surge uma outra como que, a espreitar à saída de um túnel/ furado como existem muitos na ilha. Ambos os trabalhos foram cosidos à mão sendo que, principalmente o trabalho da espécie animal a costura é mais visível, com os pontos assumidos. Trabalho 2: A Matemática na Biodiversidade Madeirense A presente Memória Descritiva e Justificativa diz respeito ao projeto comum entre as disciplinas de Matemática, Projetação Gráfica e Educação Visual com vista à consolidação de conceitos e conteúdos programáticos comuns, nomeadamente a Geometria, nos domínios técnicos de práticas de “Rotação”, “Simetria” e “Translação”. Os alunos começaram por criar um “Módulo-padrão” (inspirado no Azulejo Português), com base na seleção de duas imagens que refletissem a fauna e flora da Região Autónoma da Madeira. Selecionaram um pormenor de cada imagem e depois passaram à fase criativa da realização dos esboços e das respetivas planificações, nos quais se debruçaram sobre conceitos essenciais das disciplinas. Com a ajuda das ferramentas digitais, fizeram a repetição do módulo para gerar grupos de padrões que contêm isometrias. Posteriormente, em EV, os alunos passaram à fase de experimentação do projeto, em que tiveram contacto com as diferentes naturezas do tecido e as suas qualidades e capacidades, recortaram e aplicaram as técnicas de “transferência” e de aplicação das tintas de tecido.

Fotografias: