Externato Marista de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 2º Escalão

Espaço Gineta

Idade:

16 anos

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

Este projeto teve como objetivo a valorização da das espécies Nativas de Portugal, em particular sobre a Flora e a Fauna. Associando o tema do projeto com uma das unidades de estudo da disciplina de Inglês sobre o Ambiente, foi apresentado a duas turmas do 10º ano do curso de línguas e humanidades e artes visuais do Ensino Secundário o desafio, a personalização de um pedaço de tecido. Este desafio estendeu-se ao longo de todo o ano letivo permitindo aos alunos apropriarem-se da informação, dos materiais necessários, partilharem ideias e darem vida a um projeto no âmbito da aprendizagem baseada em projetos. A participação foi voluntária tendo registado a adesão da maioria dos alunos da turma. O projeto foi desenvolvido em grupo e organizado em diferentes fases de trabalho. Primeiramente uma fase de pesquisa na internet de espécies nativas de Portugal, tendo sido selecionadas três para representar a fauna: burro, lince ibérico e a gineta; e outras espécies para a flora: linaria ricardoi, papoilas, malmequeres e violetas. Destas, os alunos elegeram a gineta para representar a fauna, espécie conhecida também como gineta-europeia, gato-bravo e gato-toirão, e várias espécies de flora presente em Portugal. Em seguida debateram-se ideias/propostas que, numa fase seguinte, concretizadas em desenho de esboço para selecionar a que melhor conseguia dar resposta ao pretendido. Enquanto decorria esta fase, foi incentivada a colaboração de toda a comunidade educativa através da recolha de tecidos e retalhos. A iniciativa foi divulgada através do envio de um email a toda a comunidade escolar e foi ainda elaborado um banco para a recolha de tecidos que, prontamente, teve a participação da comunidade com a entrega de tecidos/roupa possíveis de reciclar. Após a escolha da melhor proposta para o projeto foi planificada a sua apresentação em duas folhas de formato A3, uma representando a flora outra a fauna. Esta consistia na idealização de dois espaços através da qual se poderia desfrutar as espécies nativas. A área definida para os projetos foi realizada com diversos tecidos que os alunos recortaram. Foram pensadas, desenhadas e selecionadas imagens da gineta e das flores pretendidas a colocar nos dois tecidos. Seguidamente, em dois grupos, os alunos recortaram os tecidos para compor as duas ginetas da mesma espécie num espaço exterior e diversas flores de campo coloridas para dar vida a um painel. Na fase final do projeto foram unidas as peças num tecido de fundo, costuradas, e elaborada a moldura final em ganga. Para dar ideia de relevo (3D) ao projeto, foi aplicado em ambos os paneis flores em 3D, e, ainda, no painel das ginetas, tecido de imitação de pelo. Conclusão: Ao longo do desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram sempre muito interesse e apresentaram ideias muito criativas, tendo sido uma experiência muito enriquecedora quer para os alunos quer para a professora. Como o projeto foi iniciado ainda no 1º período, foi possível a concretização dos dois projetos que resultou na elaboração de dois painéis de tecido, um alusivo à Fauna com as ginetas, e outra alusiva à Flora com um ambiente campestre. Considero que a participação em projetos desta natureza são uma mais-valia para alunos, professores e escolas proporcionando uma aprendizagem efetiva com o desenvolvimento de diversas competências.

Fotografias: