Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: 1º Escalão

Espécies nativas na Paisagem Protegida da Serra do Açor

Idade:

8 e 9 anos

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

1. INTERVENIENTES O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 3ºA e 3ºB da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do ano, no âmbito do projeto Eco Escolas, o conhecimento da biodiversidade da região e do país. Participaram neste projeto 39 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos e 3 professoras. 2. COMO FORAM ENVOLVIDOS OS ALUNOS Na sala de aula, ao longo do ano, foi realizada a sensibilização ao tema, por parte das professoras titulares das turmas e docente de apoio educativo, em várias sessões, na disciplina de projeto. Recorreu-se a imagens e a pequenos vídeos que permitiram, a realização de aprendizagens e a sensibilização que o tema poderia provocar nos alunos. Questões como a importância da conservação da biodiversidade e as espécies existentes foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu, pois, os alunos ficaram a conhecer a necessidade de preservação e proteção da biodiversidade, conceitos como espécies autóctones, nativas e invasoras. Ficaram também a conhecer os perigos atuais que a biodiversidade local apresenta. 3. RECOLHA DA INFORMAÇÃO Procedeu-se, na primeira fase, à recolha de toda a informação disponível, nomeadamente: • Bibliografia requisitada na biblioteca da escola • Pesquisas na internet • Visionamento de vídeos • Cartazes do ICNF • Livros trazidos de casa pelos alunos O conhecimento e a pesquisa sobre as características e o habitat natural de aves e plantas do país dominou todo o trabalho. Os alunos elaboraram cartazes sobre esta temática a partir dos quais se realizou uma eleição das espécies preferidas para se desenvolver este trabalho. 4. O TRABALHO APRESENTADO Flora - Cerejeira Fauna - Guarda rios 5. MATERIAIS UTILIZADOS - Pedaço de tecido de algodão de um lençol (base do trabalho), em tamanho A3, colocado sobre uma tela; - Tecidos diversos, de peças de roupa usadas, amostras de tecido provenientes de sofás, cadeirões, estofos, cortinas; - Diferentes tipos de cola; - Paus; - Lápis; - Tesoura. 6. TÉCNICAS Collage (técnica que consiste em combinar diferentes elementos externos sobre um suporte, neste caso utilizou-se tecido para obter planos de cor e para criar objetos). 7. DESCRIÇÃO DO PAINEL Os painéis apresentados representam a cerejeira e o pássaro guarda-rios. Estas duas espécies de fauna e flora são facilmente reconhecidas por todos e são espécies predominantes no nosso país. No que diz respeito à cerejeira, o seu fruto é do agrado de todos e, por isso foi a espécie votada para a realização do trabalho. Os alunos desenharam a “sua cerejeira” e escolheu-se o “protótipo”. Relativamente ao pássaro guarda rios, os alunos escolheram esta espécie pela sua beleza e pela existência nas margens do rio que banha a nossa região. De seguida, passou-se ao esboço para os tecidos de algodão (pedaço de lençol) cortados nas dimensões exigidas no regulamento (A3). Os alunos foram cortando e colando pedaços de tecido, dando forma e cor ao trabalho final.

Fotografias: