Escola EB 2,3 de Alcanede (Santarém)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Peneireiro Vulgar

Idade:

11 anos

Memória Descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO EB de Alcanede Professora coordenadora do projeto: Maria Dulce Ferreira Professoras coordenadoras da atividade: Ana Graça Oliveira, Cristina Loução, Ana Paula Gamelas Número de alunos participantes: 15 Média de idades: 11 anos Ano de escolaridade: 6º ano – Turma A e B Primeiramente foi comunicado aos alunos a inscrição da Escola no Projeto da Eco-Escolas, chamado “Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2020-21 – CRIAR COM ESTILO”. Foi estabelecido um debate aberto com os alunos, visando chamar a atenção dos jovens para a temática da reutilização/reciclagem têxtil e deste modo fazer chegar a toda a população em geral, a importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos bem como a proteção do ambiente. Explicou-se que o principal objetivo desta actividade, “Criar com Estilo”, era o de sensibilizar para a reciclagem e reutilização de materiais, de forma a tornarmos o ambiente mais sustentável. Refletiu-se, ainda sobre como se desenvolve todo o processo de reciclagem desde que é colocado no ecoponto até à sua transformação, bem como os impactos positivos da reciclagem para o meio ambiente. Foram apresentadas as regras do concurso, descrevendo o que se encontrava regulamentado para o efeito. Foi equacionado o problema a resolver, colocando-o em forma de pergunta. Como podemos sensibilizar a população escolar, através da personalização de um pedaço de tecido inspirado nas aves que rodeiam a escola ou são espécies autóctones de cada região. Falaram-se dos conteúdos da comunicação visual e sobretudo da construção de uma narrativa visual, essencial para a criação de uma história que respondesse ao problema colocado. Os alunos teriam pela frente a criação de uma ave característica de cada local ou região através da utilização de têxteis em fim de vida, que não reunissem condições de utilização. A par disto, teriam ainda de pesquisar sobre as aves autóctones da região, de formas de reciclagem e reutilização e de técnicas que considerassem mais adequadas para o efeito. Os alunos foram divididos em três grupos de trabalho, pesquisaram sobre as aves autóctones elegendo, cada grupo, a sua ave. Fizeram o Bilhete de Identidade da ave escolhida. Durante o processo de criação das suas narrativas, estiveram em permanente contacto com as professoras, mostrando e enviando através dos meios tecnológicos disponíveis, ideias, textos, esboços e esquemas gráficos. Concordou-se em criar um único cartaz, que foi eleito por unanimidade e será enviado para o concurso. O processo de criação destas aves passou pelas técnicas: corte, colagem, moldes, desenho projetado. Os materiais utilizados foram: Papel (cavalinho e vegetal), cola, tesoura e tecidos em fim de vida Origem e tipo: Materiais reutilizados