Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Aves da minha região

Idade:

14 anos

Memória Descritiva:

Os trabalhos foram elaborados pelos alunos do 8º M, juntamente com a professora de ciências naturais que integrou este tema nos conteúdos: espécies autóctones vs. espécies exóticas e desperdício de resíduos. Numa fase preparatória, a professora abordou os conceitos de espécies autóctones e exóticas e a importância de cada uma no equilíbrio dos ecossistemas. Posteriormente, abordou os impactes da exploração e transformação dos recursos. Etapas do trabalho realizado pelos alunos: Os alunos começaram por realizar uma pesquisa sobre as aves da região de Lisboa e cada grupo, composto por dois alunos, escolheu uma ave para trabalhar. Após a escolha da ave, pesquisaram uma ilustração da mesma que fosse interessante de representar. Gravaram a imagem o computador e projetaram-na no quadro interactivo. Ampliaram-na de maneira que quando projetada ficasse de tamanho A3. Colocaram o papel vegetal em cima do quadro e copiaram-na. Desta forma fizeram o desenho da ave. Para o preenchimento da ave utilizaram trapos mas, principalmente, restos de lãs para darem o efeito das várias tonalidades das penas. Algumas partes pintaram com canetas de feltro, como as pernas e patas. Recortaram a ave e colaram num tecido tamanho A3. Para ficar exposto na escola, os alunos decidiram que era melhor ficar colado numa cartolina. Após a conclusão desta fase, os alunos aprofundaram a sua pesquisa sobre a ave escolhida e reuniram informações sobre: Identificação, vocalização, alimento, nidificação, quando e onde pode ser vista e também algumas curiosidades. Elaboraram um texto com estas informações e colaram também na cartolina.