Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Os Melros

Idade:

11 e 12 anos

Memória Descritiva:

Memória descritiva Durante o confinamento os alunos das turmas A, B, C e F na sua generalidade entre os 11 e os 12 anos, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, receberam o desafio da realização de um painel com reciclagem de tecidos, com colagem ou cosedura com linha. A atividade foi dinamizada à distância pela professora que demonstrou o corte de tecidos velhos, utilização de elementos como botões e fechos, união por colagem e costura, em demonstração prática via plataforma telemática (Escola ON e Zoom). Os alunos realizaram também um levantamento imagético das espécies endémicas da região, tendo desenhado com o cuidado da representação do perfil e as características morfológicas de cada uma das espécies. Descrição do Painel Escolhido em votação, para apresentação a concurso: (Texto colaborativo do 6ºF) O que é: um pequeno painel em formato A3 (42 x29cm) realizado com aproveitamentos de tecidos velhos e de roupa que já não servia para ser doada, representando um melro e o seu ninho, muito comum na zona que rodeia a nossa escola sede do Agrupamento. Porque fizemos: construímos estes paineis para reaproveitar tecidos e roupas velhas que já não serviam para doar, e para participarmos no concurso Eco-Escolas “Desafio Criativo – Aves em Tecido ”. Ficámos a saber mais sobre as aves da nossa região, e que com os tecidos também se pode “pintar”. Como fizemos: em casa, depois de ver e ouvir a apresentação do concurso, e as demonstrações práticas, investigamos sobre quais as espécies de aves que existem na nossa região. Desenhámos e pintámos com as cores de cada uma das espécies. A seguir criámos o projeto numa folha A3. A seguir construímos os nossos painéis, com tecidos aproveitando calças de ganga, t-shirts e panos velhos. Usámos uma base de tecido mais grosso, exemplo de ganga. Para colar todas as partes, usámos cola UHU, cola quente e também cosemos com agulha e com linha. Publicámos os nossos trabalhos no Padlet de Ed. Tecnológica. Depois de prontos, quando terminou o confinamento, trouxemos os trabalhos para a escola para serem expostos no placar EcoEscolas.