Escola EB1/JI de Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Cagarro- um símbolo dos açores

Idade:

12 anos

Memória Descritiva:

Cagarro (Calonectris diomedea) foi a ave escolhida, por um grupo de 4 alunos de 12 anos do 7º ano turma C da ES Vitorino Nemésio, para ser representada em painel para o desafio “Aves em Tecido” do programa EcoEscola. O cagarro foi escolhido por ser uma ave emblemática dos Açores, que nidifica em março na nossa região em falésias costeiras, onde coloca o seu único ovo branco numa cova, que é incubado por ambos os sexos por um período de 55 dias. Quem já visitou os Açores certamente já foi acordado pelo som emitido pelos cagarros nas suas madrugadas, em particular quando em outubro os juvenis iniciam a sua primeira migração. Tratando-se de uma ave protegida, o Governo Regional desenvolve todos os anos a campanha S.O.S. Cagarro que conta com a colaboração das escolas na sua divulgação e com alunos nas suas brigadas! O trabalho foi desenvolvido da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e resultou da abordagem em metodologia de projeto aos domínios Educação Ambiental e Desenvolvimento, previstos na Estratégia de Educação para a Cidadania daquela escola. Os alunos primeiro apropriaram-se do regulamento do desafio, de seguida realizaram uma pesquisa direcionada para aves típicas da Região Autónoma dos Açores, tendo eleito o Cagarro para a ave a ser representada. Posteriormente trataram de pesquisar sobre algumas técnicas de aproveitamento de tecidos e de costura. Quando colocaram mãos à obra sentiram algumas dificuldades no corte dos tecidos para as várias partes do molde, que foi impresso para auxílio e na sua adaptação ao espaço disponível. Com esforço e muita persistência lá se chegou aos alinhavos! Depois o trabalho de cozer à mão foi feito parte em sala de aula e parte em casa, visto ser um processo moroso para os alunos, que não estavam familiarizados com linhas e agulhas! Foi utilizado como pano de fundo um tecido de um camiseiro em ganga, nas asas um tecido listrado de lã que era de umas calças, na cabeça feltro branco, no bico algodão de uma t-shirt amarelo-acastanhado, no corpo sarja cinzenta de umas calças. Para além dos tecidos utilizados no corpo do cagarro também se usou tecidos, em poliéster, de várias cores associadas às cores das 9 ilhas dos açores. Ainda se utilizou um botão a representar o olho, linhas para cozer, cola de tecido para fixar as estrelas, mais ou menos de acordo com a sua posição no mapa dos açores. Em lugar de destaque os alunos tentaram bordar o nome comum e científico da ave, no entanto, tal tarefa tornou-se impraticável e foi pedida colaboração à mãe de duas alunas do grupo. A fixação do painel só foi possível com a preciosa colaboração dos docentes de Educação Tecnológica que construíram em tamanho A3 a estrutura para a colocação do painel. Para além do painel os alunos construíram um cartaz, com informações sobre a ave e o desafio a ser afixado junto ao painel, durante a exposição da EcoEscola prevista para junho.