Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Flamingos na Foz

Idade:

Entre os 10 e os 12 anos

Memória Descritiva:

No âmbito do projeto Eco-Escolas “Roupas usadas não estão acabadas – Criar com estilo”, foi lançado o desafio “Aves em tecido” a um grupo de alunos de 5º e 6º anos de escolaridade da escola, em parceria com a equipa da Biblioteca Escolar. Numa 1ªfase, foi escolhida a espécie a representar no trabalho, tendo sido o flamingo a ave que rapidamente surgiu como primeira escolha, justificada pela presença desta espécie nos últimos anos no estuário do rio Mondego. Nas salinas da ilha da Morraceira, situada no estuário do Rio Mondego, junto à Figueira da Foz, os flamingos encontram o grau de salinidade da água, abundância de alimento e condições favoráveis que se enquadram no seu habitat. A presença de grupos de flamingos nesta zona vem enriquecer a diversidade de espécies já habitualmente existentes, no entanto pela sua beleza e pelo facto de não ser uma presença recorrente, torna-se alvo de maior curiosidade, sendo esta a principal razão da escolha desta espécie no trabalho, após pesquisa sobre as suas características. O título “Flamingos na Foz”, faz a alusão à presença dos flamingos na Figueira da Foz, na ilha da Morraceira, situada no estuário do rio Mondego, que desagua junto à cidade. Na 2ªfase, procedeu-se ao projeto anterior à concretização do trabalho, com a escolha dos elementos que identificam o local onde se encontram os flamingos: salinas, vegetação, rio e estuário. Os materiais utilizados foram restos de tecidos de peças de roupa em fim de vida, com diferentes texturas, cores e composições, no sentido de salientar os aspetos relativos ao corpo dos dois exemplares de flamingos representados, assim como as salinas, o sal, o palheiro (casa anexa às salinas), as sombras e movimento na água e a vegetação envolvente. Foram utilizadas linhas para os pontos e sobreposição de tecidos, conferindo dimensão às estruturas representadas. Os tecidos foram recortados com tesoura de acordo com o contorno e tamanho pretendidos. Os alunos tiveram oportunidade de enriquecer o seu conhecimento relativo à biodiversidade animal e vegetal dos estuários e das salinas, assim como os habitats característicos da zona onde vivem, aliando a adoção de práticas ecológicas e sustentáveis, como a reutilização de materiais, ao respeito pela Natureza e pelo Ambiente.