Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
O Verde Parque no Coração de Lisboa!
Idade:
9 anos / 11 anos ( alunos do 1º Ciclo) e alunos do Projeto Intergeracional ( 50 a 65 anos)
Memória Descritiva:
Primeiramente, o desafio nacional "Criar com Estilo - Lisboa em Tecido" foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa do Programa Nacional Eco-Escolas “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” junto dos docentes, decidindo-se a participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de Expressão Plástica a professora Ana Freitas divulgou, junto dos alunos do grupo Intergeracional este desafio, apresentando o regulamento do mesmo e deu-se início à recolha de tecidos (roupas usadas) para a confeção do trabalho. A atividade de recolha de Roupas Usadas envolveu todas as turmas do 1º Ciclo. Optou-se por desenvolver este trabalho com o Grupo Intergeracional em parceria com os alunos do 4º ano de escolaridade.
Atendendo à suspensão das aulas presenciais, a partir do dia 16/03/2020, houve a necessidade de alterar a metodologia de trabalho inicialmente prevista. Assim sendo, este desafio foi lançado no âmbito do Plano de Ensino à Distância aos alunos do Grupo Intergeracional.
O monumento/parque selecionado para este desafio foi o Parque Eduardo VII de Inglaterra. Primeiramente era conhecido como Parque da Liberdade, foi batizado em 1903 com o nome que hoje conhecemos em honra de Eduardo VII do Reino Unido, que havia visitado Lisboa no ano anterior para confirmar a aliança entre os dois países. É o maior parque do centro de Lisboa, situado na freguesia das Avenidas Novas. O espaço ocupa cerca de vinte e cinco hectares. Foi construído na primeira metade do século XX para dar a Lisboa um espaço público de fruição. A faixa central, coberta de relva, é ladeada por longos passeios de calçada portuguesa, dividindo o parque em duas zonas verdes, arborizadas. É um parque repleto de vida, tem uma estufa fria, uma estufa quente, um lago com carpas, um parque para as crianças brincarem, o Pavilhão Carlos Lopes, um miradouro com um monumento ao 25 de Abril e o jardim Amália Rodrigues. Um parque repleto de história.
O trabalho foi realizado com muita originalidade, criatividade, imaginação e recorrendo na quase totalidade da sua execução a roupas usadas, pela aluna Albertina Jorge.
Materiais:
- Tesouras;
- Lápis;
- Cola UHU;
- Cola branca;
- Pincéis;
- Roupas usadas (saias, camisa de bombazina castanha, calças…).
Metodologia:
Passos desenvolvidos em Ensino Presencial pelo Grupo Intergeracional em parceria com os alunos do 4º ano
Passo 1: Recolha de roupas usadas;
Passo 2: Seleção de um espaço (jardim, monumento…) para ser representado em tecido;
Passo 3: Pesquisa, na internet, da imagem do Parque Eduardo VII;
Passo 4: Impressão do desenho do parque;
Passo 5: Medição e corte de uma base em tecido branco, tamanho A3, para servir de suporte ao trabalho;
Passos desenvolvidos no Plano de Ensino à Distancia pela aluna Albertina Jorge do Projeto Intergeracional
Passo 6: Desenho do parque no tecido;
Passo 7: Recorte dos tecidos para montagem da imagem do parque;
Passo 8: Colagem dos tecidos com cola UHU e cola branca, usando a técnica de sobreposição para destacar os vários elementos constituintes da obra;
Passo 9: Avaliação e conclusões da obra artística.