Trabalhos 2018

Criar com estilo | Uma árvore nativa da minha terra

Optamos por fazer a representação de um Pinheiro Manso e do seu fruto (pinha) em tecido, uma vez que é um tipo de árvore de grande importância na zona de Mafamude, em Vila Nova de Gaia e na zona da Boavista, no Porto. O nosso trabalho foi realizado pelos nossos alunos, com a ajuda dos professores e auxiliares de ação […]

ver o trabalho ]


A nossa super árvore foi construída mas não foi com reciclagem de tecidos. Foi com garrafões de plástico, rolhas de cortiça, rolos de cartão do papel higiénico, pacotes de leite e sumo, garrafinhas de iogurte... Não é simplesmente o castanheiro pensado inicialmente, mas uma árvore formada por muitas árvores. A nossa homenagem á floresta. […]

ver o trabalho ]


O Projeto “Criar com Estilo - Criação de um Carvalho” foi atribuído às turmas de 1.º ano, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas. O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas, contando com a participação ativa dos alunos das duas turmas sob a orientação das respetivas professoras titulares das turmas. No início foi feita a apresentação do projeto e […]

ver o trabalho ]


No âmbito do Projeto Roupas Usadas não Estão Acabadas foi lançado o desafio "Criar com estilo | desafio criativo". O tema do presente ano letivo é "A nossa floresta em tecido" e prevê a personalização de um pedaço de tecido inspirado nas florestas de Portugal. Reciclar é transformar objetos usados em novos produtos, possibilitando, desta forma, a preservação do meio […]

ver o trabalho ]


Material utilizado: Calças de ganga ( folhas, base e tronco, perna da calça, revestimento do tronco com os passantes das calças); Camisa (caixilho poster); Capa de cortiça estragada (bolotas pequenas); Linhas; Agulhas; Canetas; Máquina sizzix (bolotas pequenas); máquina de costura; Tesoura; Pistola de cola quente; Cola UHU Introdução Os alunos do 3º ano da turma C iniciaram, desde o começo […]

ver o trabalho ]


Jardim de Infância de Gouveia-sala 1. -11 crianças Material: Restos de tecidos e cola Iniciámos a atividade com uma visita à horta, onde se encontram plantados dois carvalhos, sendo que anteriormente já tínhamos feito em colaboração com a CMG e com todas as eco escolas, a Rota das sementes em quem que trocámos tabuleiros e sementes (bolotas) para germinarem e […]

ver o trabalho ]


O dragoeiro (árvore apresentada na peça), representa a bandeira da ilha do Porto Santo na sua cor verde e firmado em um monte de areia (Praia do Porto Santo). É uma planta autóctone, outrora uma árvore abundante na ilha, foi alvo de uma intensa exploração por parte dos colonizadores enfrentando hoje alguns perigos de sobrevivência. A escola recolheu várias sementes […]

ver o trabalho ]


“A nossa floresta em tecido” Roupas usadas não estão acabadas FAMÍLIA: PINACEAE ESPÉCIE: Pinus pinea NOME COMUM: Pinheiro-manso Memória descritiva do trabalho A decisão de escolher o Pinheiro-manso como árvore autóctone a representar no desafio “A nossa floresta em tecido” foi a decisão mais fácil porque o jardim da Escola Básica da Gafanha da Nazaré conta com várias árvores desta […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


MEMÓRIA DESCRITIVA “A NOSSA FLORESTA EM TECIDO” (Projeto Roupas usadas não estão acabadas) Tendo como ponto de partida o projeto Educativo da Casa da Criança Jardins com Asas, proporcionámos às crianças inúmeras oportunidades de fazer descobertas no jardim. Fizemos a identificação das árvores da Casa da Criança e o reconhecimento das suas características e potencialidades e foram elaboradas etiquetas para […]

ver o trabalho ]


Tendo como referência, o maior parque florestal junto à nossa cidade, a Serra da Boa Viagem, escolhemos o medronheiro (Arbustus unedo). Presentemente, temos ao nosso cuidado dois medronheiros que, no início do próximo ano letivo, serão replantados na nossa serra. Os alunos do 4º ano realizaram trabalhos de pesquisa sobre a nossa floresta autóctone que apresentaram no Dia Mundial da […]

ver o trabalho ]


Depois de ter sido lançado o desafio Eco-Escolas, "A nossa floresta em tecido", dedicado ao carvalho alvarinho, a espécie autóctone da região da Escola Básica do Ave escolhida no conselho Eco-Escolas, logo começamos a planear o nosso trabalho. Esta foi uma forma de também homenagearmos uma velhinha árvore centenária que existe no nosso concelho, o Carvalho de Calvos. O Carvalho […]

ver o trabalho ]


Atividade: “A Minha Floresta em Tecido” - O Carvalho – Peças 1 e 2 Escola: Escola Básica de Alvorninha Concelho: Caldas da Rainha Professor(a) Coordenador(a): Tânia Marisa R. F. Quaresma Moreira da Silva Email do(a) Professor(a) Coordenador(a): tania_marisa_silva@hotmail.com Data: 31/05/2018 Os trabalhos foram realizados pelos alunos da turma D, 4º ano de escolaridade, da Escola Básica de Alvorninha, Agrupamento de […]

ver o trabalho ]


A árvore que foi escolhida é um Carvalho. Em destaque está a flor do carvalho, em três fases diferentes. 1ª em crescimento; 2ª a flor está totalmente desenvolvida; e 3ª a flor perdeu a sua “capa”, ou seja a fase final. Este trabalho foi realizado pela turma do 4º ano e com todos os professores da escola. Uns alunos fizeram […]

ver o trabalho ]


No âmbito do projeto “Roupas Usadas não estão acabadas”, Centro Escolar São Martinho da Cortiça, apresenta a sua proposta referente à categoria – A Nossa Floresta em Tecido”, realizada pelos alunos do 1º ciclo (3ºano e 4ºano). Após análise dos requisitos para a elaboração da nossa árvore, iniciamos uma pesquisa sobre as árvores da nossa região e selecionámos o Medronheiro […]

ver o trabalho ]


“A minha Floresta em tecido” – “Uma árvore nativa da minha terra” Memória Descritiva: A árvore autóctone escolhida foi o loureiro da ilha da Madeira. Laurus novocanariensis é o nome pelo qual é conhecido cientificamente este loureiro. Pertence à família Lauraceae que integra o grupo da Laurisilva da Madeira. A típica espetada da madeira é feita com o caule do […]

ver o trabalho ]


O trabalho foi realizado com retalhos trazidos pelos alunos do 4º ano, colados num pano igualmente trazido por eles. Os retalhos foram recortados em quadriláteros, colados (com cola branca) de maneira sobreposta e de maneira a construir o desenho de um sobreiro e um exemplo da bolota. Materiais: Retalhos e cola branca. […]

ver o trabalho ]


Memória Descritiva ” A nossa Floresta em tecido” A árvore que selecionamos para representar o nosso trabalho é o Dracaena draco, mais conhecido como Dragoeiro. É originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia, onde é nativa do arquipélago da Madeira. Pode atingir centenas de anos de idade, produzindo árvores de grandes dimensões. Apesar de comum e muito apreciado como planta […]

ver o trabalho ]


1.1 – Descrição da peça apresentada A Paisagem Protegida da Serra do Açor situa-se no concelho de Arganil, distrito de Coimbra e ali encontram-se dois sítios de especial interesse, a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena. A Mata da Margaraça constitui uma das raras amostras ainda existentes da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal tal […]

ver o trabalho ]


A árvore que selecionamos para representar o nosso trabalho é a Oliveira, sendo ela uma árvore autóctone que representa a nossa cidade, Oliveira de Azeméis. O trabalho foi iniciado com a sensibilização do grupo de crianças para a reutilização de roupas que já não podem ser usadas para vestir, mas podem ser utilizadas para outros fins. Com o tema escolhido, […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


Este projeto teve início com a escolha da espécie autóctone da região, para isso realizou-se uma pesquisa em sala de aula. Dessa pesquisa surgiu o zambujeiro ou oliveira-brava que também se encontra distribuída geograficamente no centro de Portugal, zona onde fica a nossa escola. O zambujeiro é uma árvore ou arbusto de copa larga e arredondada com tronco grosso que […]

ver o trabalho ]


O nosso painel representa um sobreiro e como elemento de destaque fizemos uma bolota. Os materiais utilizados foram tecidos usados e restos de catálogos de lojas de tecidos. Realizaram este trabalho a Maria Inês Rosado (6 anos), a Maria Pilar Mochila (5 anos), O João Mateus (4 anos), a Carolina Loupa (4 anos) e a educadora Fátima Aresta Godinho. Descrição […]

ver o trabalho ]


Fez-se uma pesquisa sobre as espécies autóctone da região e após consenso foi escolhido o Carvalho. Fez-se uma pequena pesquisa sobre esta árvore e fez-se uma planificação do trabalho a realizar. Os alunos do 4.º ano, da turma E, foram responsáveis concretização do trabalho sob orientação da professora da turma e com a colaboração de alguns encarregados de educação. 1.º […]

ver o trabalho ]


No projeto " A nossa floresta em tecido", os alunos da sala verde do JI Beatriz Costa, a assistente operacional e a docente realizaram o trabalho de expressão plástica alusivo a uma árvore autóctone - o pinheiro manso. As crianças fizeram em grupo as propostas para a concretização do trabalho e escolheram os tecidos para a realização do mesmo. Antes […]

ver o trabalho ]


O trabalho foi realizado com um grupo de crianças mais velhas de 4/5/6 anos da sala das estrelas do Jardim de Infância do Alto do Seixalinho nº 3 em várias fases. O " sobreiro ", a par de outras árvores existentes na Mata da Machada, enquanto maior mancha florestal do concelho do Barreiro, é considerada pelo Centro de Educação Ambiental […]

ver o trabalho ]


O grupo de crianças começou por ver imagens de cedros e de falarmos um pouco das suas carateristicas. Em.seguida foram dados varios tecidos para que pidessem ecperienciar as suas texturas. Os tecidos foram.recortados em.pedacos pequenos e cada criança à vez colou os que queria numa cartolina branca comum para que fosse feito o desenho de um cedro. Materiais : Tecidos […]

ver o trabalho ]


Memória descritiva «A Nossa Floresta em Tecido» O tema «A Nossa Floresta em Tecido» ressalva a importância de preservar a floresta e de hábitos que sustentem a reutilização de tecidos, através de têxteis em fim de vida. A ideia de ver representado num pedaço de tecido, uma árvore nativa, autóctone da região, foi recebida no C.A.S.A Bernardo Manuel Silveira Estrela, […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


Memória Descritiva "A nossa Floresta em Tecido”, Foi lançada a ideia na participação no concurso e desafio criativo " A nossa Floresta em Tecido”, ao grupo de alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire -, sob a orientação da Professora Judite Ferrão (responsável pelo clube). Estes mostraram grande entusiasmo na sugestão, mostrando logo grande iniciativa […]

ver o trabalho ]


Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora EB do Rossio de São Brás “Criar com estilo – A Minha Floresta em Tecido” Sobreiro - Memória descritiva Aceite o desafio, depois de uma pesquisa sobre árvores autóctones do Alentejo, alunos e professores escolheram o sobreiro para ser representado neste trabalho. Foram pesquisadas e observadas características desta árvore, em todas as turmas. Os […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte de cada cidadão, com simples mudanças de hábitos, fazendo a diferença, informando e sensibilizando a sociedade. Os alunos foram mais uma vez sensibilizados relativamente à sua atitude perante a Natureza e informados acerca da participação da escola no Concurso Nacional do “A minha terra em tecido”. A árvore foi elaborada a […]

ver o trabalho ]


Escola EB1/PE Ribeiro de Alforra – Município de Câmara de Lobos (Pré-Escolar e 1º Ciclo) Título: “O Barbusano” Escola: EB1/PE Ribeiro de Alforra Intervenientes: Eva Teixeira, Leonor Nóbrega, Catarina Rodrigues e Clara Santos Ano Escolar: 4º ano Turma A Professoras Coordenadoras: Susana Sousa e Ana Rita Silva. Memória Descritiva O Concurso “Roupas Usadas Não estão Acabadas”, foi divulgado a todos […]

ver o trabalho ]


“Uma árvore nativa da minha terra” Memória descritiva Responsáveis pela escolha da árvore, pela recolha e seleção dos materiais: alunos do 4º ano e professora Cristina Pestana. Tamanho: tamanho A3, orientação vertical Materiais usados: tecido de duas camisolas (azul do fundo e amarelo da taça), tecido do forro de um vestido (“contracapa” do trabalho), tecido de uma almofada (folhas de […]

ver o trabalho ]


Fizemos uma pesquisa sobre a floresta de Portugal e verificamos que na zona norte do país o pinheiro bravo fazia parte da nossa zona. Fomos a Internet ver as imagens reais de uma pinheiro bravo, da sua pinha e das suas sementes. Em contexto de sala, debatemos os tema e as crianças decidiram que o trabalho deveria ter um desenho […]

ver o trabalho ]


O presente cartaz surge no âmbito do Projeto Eco-escolas, cujo desafio foi criar um cartaz que ilustrasse uma árvore característica da região que envolve a escola. Após um estudo, realizado com os alunos e educadora, sobre as árvores mais comuns desta região optámos pelo Dragoeiro. Esta árvore possui o nome científico: Dracaena draco subsp. Draco, provém da família: Asparagaceae (Agavaceae) […]

ver o trabalho ]


Memória descritiva: A Dracaena draco L., conhecida pelo nome comum de dragoeiro, é originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia, onde é nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores. No arquipélago da Madeira esta espécie, apesar de muito cultivada como ornamental em jardins, encontra-se extinta na natureza dois exemplares considerados selvagens. O trabalho foi realizado com as técnicas de […]

ver o trabalho ]


DESCRIÇÃO DO TRABALHO “ Criar com estilo” *Observação da espécie Plátano ( árvore existente na escola e terrenos adjacentes). *Representação de um Plátano no âmbito do projecto “Roupas usadas não estão acabadas” e “ A nossa Floresta em tecido”. Formato A3 na vertical com relevo. MATERIAIS UTILIZADOS Placa de cartão Roupa usada e sem outra utilidade ( saia, T-shirt , […]

ver o trabalho ]


A escolha da amendoeira surgiu num debate após o visionamento de um powerpoint sobre árvores autóctones da nossa região - Algarve. Junto à Escola existe um parque com algumas espécies de amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras. Aquando da escolha da árvore para este projeto, as amendoeiras estavam em flor, pelo que a escolha recaiu nesta belíssima árvore. A elaboração das flores […]

ver o trabalho ]


Fomos á mata, brincamos, recolhemos imagens e alguns elementos naturais do pinheiro como a casca, as folhas (ou pique como lhe chamamos aqui) pinhas e pinhões. Trouxemos para a escola omde conversamos e descobrirmos mais sobre esta espécie ameaçada... porque anda por aqui uma "lagarta comilona" que tem sido responsável pela destruição de muitos pinheiros. A mata da Galega, a […]

ver o trabalho ]


Descrição: O que nos levou a aderir ao desafio proposto pelo Programa Eco-Escolas, foi a necessidade de mobilizar e consciencializar as comunidades escolar e local para a proteção do meio ambiente. Efetuou-se um trabalho de sensibilização sobre a importância de reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar e renovar, envolvendo alunos famílias e comunidade. -Foi efetuado um trabalho de pesquisa sobre as árvores […]

ver o trabalho ]


Este projeto foi desenvolvido pelas turmas (A e B) do Ensino Recorrente da EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos. Iniciou-se o projeto com as coordenadoras a explicarem o propósito desta atividade e mostrando algumas imagens representativas de espécies da Laurissilva. Posteriormente, falou-se sobre os materiais que poderiam ser usados. De seguida, lançou-se o desafio para que os formandos, dois […]

ver o trabalho ]


Numa primeira abordagem, lançamos uma campanha de recolha de roupas das cores que precisávamos para elaborar o nosso trabalho. Os pais colaboraram e trouxeram roupas que já não usavam. Utilizamos quatro peças de roupa, uma camisa, uma saia, um par de calças e uma camisa de cetim. Neste trabalho pedimos a colaboração do encarregado de educação que faz parte do […]

ver o trabalho ]


Inicialmente houve um diálogo com as crianças sobre a sua árvore preferida, e a maioria escolheu o carvalho por simpatia com os esquilos e da sua adoração por bolotas. Também já tínhamos feito sementeiras de bolotas em latas de salsichas com as crianças. Decidiu-se como base do trabalho usar 4 pedaços de juta (restos do ano passado trabalho do dia […]

ver o trabalho ]


O conto da estória “A árvore das folhas A4”, fez surgir nas turmas de pré-escolar a curiosidade relativamente às árvores. Daí à investigação/ação de diferentes tipos de árvores, sua constituição, o que nos dão e sua localização foi um pequeno passo. A observação da natureza envolvente, conduziu-nos à estufa onde se iniciaram atividades de germinação com bolotas do carvalho-alvarinho, apanhadas […]

ver o trabalho ]


Desde o inicio deste ano letivo que nos temos debruçado sobre o tema das florestas, uma vez que os incêndios acompanharam este início e foi um tema que nos preocupou e nos levou a procurar saber mais sobre as árvores. Este ano o projeto da escola está relacionado com meio local, sendo mais um fio condutor para fazer a descoberta […]

ver o trabalho ]


Colocámos a adivinha: qual é a árvore que fica mais perto do Jardim de Infância? Obtivemos como solução: o carvalho. Observámos bem a constituição desta árvore autóctone. Relembrámos a sementeira de bolotas; a germinação e o crescimento que deu origem a um viveiro e à plantação de carvalhos numa área ardida. Depois de observadas várias peças de roupa em fim […]

ver o trabalho ]


No Pinhal do Rei, hoje Mata Nacional de Leiria (Pinhal de Leiria), na orla marítima da Praia Velha, São Pedro de Moel, encontram-se imponentes Pinheiros-serpente (pinheiros das dunas), que a elevada salinidade, proveniente da costa e impelida pelos ventos, impede o normal crescimento. Este trabalho teve como inspiração os pinheiros serpente existentes na Mata Nacional de Leiria, a qual foi […]

ver o trabalho ]


Este trabalho representa o montado de azinho, uma das jóias da nossa paisagem. O trabalho foi realizado totalmente com tecidos reutilizados. Os recortes e colagens foram totalmente realizados pelos nossos alunos e a composição foi acompanhada pela nossa professora Manuela Tomé. As salas mágicas com os nossos alunos de 3 a 6 anos foram os mentores da ação. Como preparação […]

ver o trabalho ]


“A minha Floresta em Tecido” Relato da história de um ramo de Carvalho no Vale do Este … Incitar a partilha de experiências e o gosto pela floresta e pelas idiossincrasias do nosso Território, estiveram na origem da participação na atividade “A minha Floresta em Tecido.” Sob o lema, as Árvores da Minha Terra, desenvolveram-se um conjunto de iniciativas na […]

ver o trabalho ]


Aceitámos este desafio “Criar com estilo” e metemos mãos à obra! Foi-nos proposta a reprodução, em tecido, de uma árvore autóctone da nossa região, o Ribatejo. Após alguma reflexão, os alunos do conselho Eco-Escolas idealizaram uma oliveira, pois é a árvore mais predominante. Foram utilizadas apenas amostras de tecidos, fornecidos por uma empresa têxtil, cola branca e tesoura de tecido. […]

ver o trabalho ]


Começamos por solicitar aos alunos de Educação Especial da EB do Pinheiral, a elaboração de desenhos sobre uma árvore típica da região devidamente enquadrada na paisagem, que conseguissem identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na região. Tentamos que a imagem do trabalho fosse simultaneamente, simples e apelativa. Assim, depois […]

ver o trabalho ]


A nossa escola está inserida numa nova zona urbanística. Nas zonas verdes que circundam a escola, entre outras, foram plantados muitos medronheiros. Por este motivo escolhemos esta árvore para representar a árvore autóctone característica da nossa região. Na realização do nosso trabalho utilizámos apenas tecidos usados (calças, camisolas, cortinados, panos de limpeza e uniformes. Foi tudo colado com cola quente […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


Dando continuidade à informação que se obteve sobre o Projeto: Eco-Escolas, Criar com estilo, A turma do 1º Ciclo / 1ºano revelou-se interessada em participar no concurso a que teve conhecimento. Deu-se inicio ao trabalho com o entusiasmo de todos os alunos. A primeira etapa foi reunir o máximo de tecidos para que pudéssemos ter um "leque" variado de materiais. […]

ver o trabalho ]


Descrição Geral: No poster encontra-se representada uma videira, árvore caraterística da região (Marco de Canaveses-província do Douro Litoral). É uma zona de férteis solos que produzem saborosos vinhos, verduras e cereais. Aqui é produzido o Vinho Verde, produto característico exclusivo da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Sendo uma zona com relevo montanhoso, atravessada pelo rio Tâmega, a plantação de vinhas […]

ver o trabalho ]


Participaram neste projeto, crianças do jardim de infância mais precisamente da sala 3, o qual é constituído por 24 crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos sendo assim um grupo heterogéneo. É constituído por 9 crianças de 3 anos, 7 crianças de 4 anos, 6 crianças de 5 anos e 2 do grupo anterior de 5 […]

ver o trabalho ]


O presente trabalho foi realizado pelos alunos do 2º ano de escolaridade da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, nas aulas curriculares de expressão plástica. O desafio foi apresentado aos alunos e, posteriormente foram exploradas imagens de algumas espécies de árvores endémicas da nossa floresta realçando-se a importância de conhecermos as diferentes espécies de árvores da nossa região pois, só […]

ver o trabalho ]


A árvore que a nossa escola escolheu para a realização do trabalho foi o Sobreiro, por ser uma árvore protegida e importante no nosso país e também porque existe na nossa escola. Para a realização do trabalho deslocámo-nos ao exterior da escola e os alunos com base numa fotografia de um Sobreiro identificaram-no tendo em conta todas as outras árvores, […]

ver o trabalho ]


Depois de pesquisas feitas na internet sobre a nossa floresta, efetuou-se uma visita de estudo na localidade circundante deste centro escolar, onde as crianças observaram e constataram a existência de algumas árvores autóctones. Fez-se a recolha de materiais naturais das várias árvores e, por votação, escolheram representar o sobreiro. As crianças pediram em casa roupas usadas, fez-se a selecção das […]

ver o trabalho ]


Criar com estilo/desafio criativo, um projeto criado pela H SARAH Trading associado à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Este projeto tem com objetivo levar a temática da reutilização/reciclagem têxtil a todas as Eco-escolas do país e está estruturado em duas atividades distintas (Recolha com Estilo e Criar com Estilo) e visa (in)formar todas as crianças e jovens e, […]

ver o trabalho ]


“A Nossa Floresta em Tecido - Laurissilva” No âmbito do projeto eco escolas, “A Nossa Floresta em Tecido”, foi sugerido aos alunos que investigassem e reconhecessem que a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de paisagens. Procurámos deste modo sensibilizar os alunos para a importância acerca da da reutilização e reciclagem de têxteis, promover a reutilização de objetos fora de […]

ver o trabalho ]


• O desafio: ”A nossa floresta em tecido” foi proposto a todas as crianças da escola, sensibilizando-as para a reutilização e reciclagem dos têxteis. • Foi debatido, em aulas de estudo do meio, o tema das espécies florestais autóctones tendo os alunos escolhido o carvalho, como árvore a ser representada no desafio. • Foram estudadas algumas caraterísticas básicas do carvalho […]

ver o trabalho ]


Uma árvore nativa da minha terra A turma do 4º ano de escolaridade, da EB1/JI Nº 5 do Barreiro, realizou pesquisas sobre duas árvores autóctones na nossa região, que podemos encontrar na Mata Nacional da Machada. As espécies estudadas foram: o Sobreiro (chaparro) Quercus suber L., o Pinheiro (Pinheiro-bravo (pinheiro-das-landes)- Pinus pinaster Aiton e Pinheiro-manso ( Pinus pinea L). Posteriormente […]

ver o trabalho ]

O MEDRONHEIRO DO AELT A professora de EV e ET lançou às suas turmas o desafio: Criar com estilo, com o projeto “A Nossa Floresta em Tecido”. A partir de abril, os que aceitaram participar (nove alunos) reuniram-se com a professora Maria João Pacheco, semanalmente durante 90 minutos na Biblioteca Escolar. Depois de conhecermos o projeto fomos observar ao vivo […]

ver o trabalho ]


Houve vários grupos a representar a alfarrobeira em tecido. O conselho escola-escolas seleccionou o trabalho que considerou que, além de obedecer às regras do concurso, melhor representava a alfarrobeira e que tinha uma melhor distribuição dos vários elementos no espaço, tendo feito uma melhor utilização dos diferentes tecidos e com mais criatividade. Este grupo em particular usou tecidos, papel, tinta […]

ver o trabalho ]


No seguimento das atividades promovidas pelo Eco-Escolas, em aulas de Educação Cívica, e no âmbito da sensibilização para recolha de roupas usadas em bom estado destinadas a famílias carenciadas do nosso agrupamento, a instituições ou para serem depositadas no contentor Sarah, foi proposto a alunos de algumas turmas que refletissem sobre que outras utilidades poderiam elas ter (panos e pegas […]

ver o trabalho ]


Após uma pesquisa exaustiva sobre as espécies autóctones existentes na nossa região, foi escolhida uma árvore de fruto, nomeadamente um medronheiro, Arbutus unedo, autóctone da região onde a escola está situada – Leiria. Em pormenor está destacado um ramo onde se veem folhas, flores e frutos. Em Portugal encontra-se em todo o território, exceptuando os locais mais frios do norte […]

ver o trabalho ]


Os alunos do Clube Europeu fizeram uma pesquisa sobre as árvores que se encontram numa área próxima da escola e escolheram o carvalho português para o seu trabalho. Observaram o tipo de folhas, caule e fruto da referida árvore. Fizeram esboços/desenhos da árvore em causa e escolheram a melhor representação. Verificaram, nas peças de roupa recolhidas na escola, aquelas que […]

ver o trabalho ]


No âmbito do tema do ano do programa Eco-Escolas «Floresta», os alunos de 8ºano aderiram a este projeto desenvolvendo trabalhos nas aulas da disciplina de Educação Visual. Na elaboração dos trabalhos, foram utilizados vários tipos de têxteis em fim de vida e algumas técnicas expressivas, tais como recorte e colagem. O trabalho selecionado foi realizado por um grupo de dez […]

ver o trabalho ]


A Árvore apresentada é um castanheiro, realizado com a técnica de colagem, recorte e pintura, recorrendo aos seguintes materiais: tecidos e roupas usadas, lâ de uma camisola velha, caixa de ovos, botões, revistas/jornais, ramo de árvore caído e tintas. Esta atividade foi desenvolvida por 14 alunos com Necessidades Educativas Especiais (1 aluno com Trissomia 21, 1 alunos com de Angelman, […]

ver o trabalho ]


Utilização de roupas e calçado usado na criação de floreiras. Trabalho realizado pelo Animador Sócio- cultural com os alunos do Ateliê de Arte e decoração. […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


Os alunos que realizaram este trabalho decidiram fazer um sobreiro, tendo em conta que é uma das árvores mais numerosas existentes na região. Além disso, os alunos decidiram dividir a árvore ao meio, com uma metade verde e a outra metade maioritariamente preta e castanha, para dar a sensação de estar queimada, visto que esta região foi bastante afetada pelos […]

ver o trabalho ]


Aquando da apresentação do projeto às turmas, fez-se a sondagem sobre a árvore que melhor representaria o Algarve. A laranjeira foi a mais votada. Definida a espécie a retratar, os alunos fizeram uma seleção de tecidos da Recolha com Estilo, tendo o cuidado de escolher não só as cores necessárias, mas elegendo também as peças que já não estariam em […]

ver o trabalho ]


Por ser a freguesia do concelho de Moura, conhecida pelos constantes recordes de temperatura máxima, entendemos que a representação do Sol (desenhado por um aluno) era fundamental. Após a pesquisa de uma imagem estilizada da árvore, foram retirados desta os elementos para a execução de moldes e, posteriormente, recortá-los nos tecidos (previamente escolhidos). O fruto foi feito com restos de […]

ver o trabalho ]


O trabalho foi efetuado por alunos de 8º ano. Numa primeira fase, nas aulas de Ciências Naturais (Prof.ª Anabela Gomes) os alunos fizeram uma pesquisa das árvores autóctones da região e descobriram que o Medronheiro seria a árvores ideal. Visto que é uma espécie que existe na escola, é resistente aos incêndios que foi uma das abordagens dos alunos face […]

ver o trabalho ]


Foram recolhidos tecidos em fim de vida pelas turmas do 5º ano. Foi estudado o sobreiro como árvore escolhida, os alunos fizeram uma recolha de informações e colocaram cartazes as com diversas informações sobre o sobreiro e as espécies autóctones. Para a construção da árvore os alunos tiveram o apoio dos encarregados de educação. Foi utilizado arame para a estrutura […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


Memória Descritiva O trabalho desenvolvido foi inspirado no castanheiro. O Castanheiro (Castanea sativa) é uma angiospérmica dicotiledónea, da família das Fagáceas. Materiais: Roupas variadas, meias, panos de cozinha…, lápis de grafite, papel cavalinho A3, tesoura, agulha, linhas. PROCESSO: - Começou-se por fazer um estudo sobre o Castanheiro/ forma / flor/fruto/folha. - Desenhou-se em papel cavalinho A3 a forma da árvore/ […]

ver o trabalho ]


O Cedro-do-buçaco, conhecido cientificamente por cupressus lusitanica, é uma espécie importante da nossa região. No entanto, a árvore que aqui representamos não é um cupressus lusitânica qualquer. É o cedro de São José, o cedro mais antigo da Mata Nacional do Buçaco, ex-libris natural nacional. O cedro de São José foi plantado pelos primeiros habitantes da MNB Buçaco, os carmelitas […]

ver o trabalho ]


“CRIAR COM ESTILO – UMA ÁRVORE NATIVA DA MINHA TERRA” MEMÓRIA DESCRITIVA A nossa escola fica no litoral de Vila Nova de Gaia. A árvore escolhida por nós é o Carvalho-roble que é muito comum no Norte litoral de Portugal. Os vários projetos desenvolvidos pelas turmas do 6ºB e 6ºE, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, implicaram uma […]

ver o trabalho ]


Loureiro (Laurus nobilis) Materiais: tecido, cola branca, caneta e cartão. Técnicas: esboço, desenho de observação, corte, recorte e colagem. Houve um estudo prévio, em Ciências Naturais, das caraterísticas morfológicas e do habitat desta árvore autóctone. O trabalho prático foi realizado nas aulas de Educação Tecnológica. Numa aula de campo, os alunos esboçaram o loureiro existente no logradouro da escola e […]

ver o trabalho ]


O projeto foi desenvolvido com o apoio dos professores de Ciências Naturais porque abordam as plantas e a importância da floresta para o equilíbrio da Terra. Os alunos começaram por realizar pesquisas sobre as espécies arbóreas existentes na região e na escola e identificaram as espécies autóctones. Depois foram organizados debates, em que cada grupo de alunos escolhia uma árvore […]

ver o trabalho ]


Os dois trabalhos apresentados foram elaborados em grupo, em contexto de sala de aula. Após apresentação do projeto, os alunos desenvolveram esforços para a sua concretização, de acordo com as regras estabelecidas. Assim, todos os materiais utilizados eram peças de roupa que já não estavam em uso. Foram elaborados por eles apenas, durante 5 semanas, apenas em contexto de sala […]

ver o trabalho ]


Memória descritiva “A nossa floresta em tecido” Intervenientes: Alunas da turma do 8º B Coordenador Eco-Escolas Metodologia: 1 ª Fase – Recolha de tecidos reutilizáveis 2ª Fase – Montagem da árvore. Foi selecionado o sobreiro existente na escola como árvore autóctone para representar. Forma tiradas várias fotografias. Seguidamente foi feito um rascunho do que se pretendia, foi desenhado numa folha […]

ver o trabalho ]


O trabalho mostra algumas das árvores que constituem a floresta autóctone da Serra de Sintra, concelho a que pertence a Escola Básica Alfredo da Silva. Para este trabalho foram selecionadas as três espécies mais emblemáticas da serra: o azevinho, o carvalho cerquinho e o medronheiro. Dado que, da campanha de recolha de materiais para este projeto, nos chegaram muitos fragmentos […]

ver o trabalho ]


Comemoração da Semana da Floresta - Atividade desenvolvida : Vestir com estilo. Vestir as árvores da nossa escola. Alunos do 2º e 3ºciclos e professores recolheram peças de roupas e acessórios já fora de uso. Cortaram, bordaram, coseram e deram vida nova a estes materiais embelezando algumas das árvores da escola. Foi um trabalho bastante envolvente e motivante por parte […]

ver o trabalho ]


No âmbito do Programa Eco-Escolas, o nosso agrupamento desenvolveu, entre outros, o projeto “Roupas usadas não estão acabadas” aderindo ao “DESAFIO 2 - Criar com estilo | desafio criativo” cujo tema é “A Minha Floresta em Tecido”. Neste desafio, procurámos representar a Azinheira, uma das árvores autóctones predominantes no espaço circundante da nossa escola e na nossa região, dando destaque […]

ver o trabalho ]


O quadro foi realizado por alunos do clube eco-escolas e a partir de restos de cortinas e adereços reutilizados, pretendeu-se representar um carvalho. O quadro conta a história de um carvalho fustigado pelo fogo, mas onde os alunos vêem esperança de renascença (representado pelas folhas verdes). O céu azul pretende representar um futuro melhor. […]

ver o trabalho ]


No âmbito do projeto “Roupas usadas não estão acabadas” - Desafio 2 sobre a temática da reutilização / reciclagem têxtil proposto à nossa Eco-Escola, realizei um trabalho sobre o medronheiro, utilizando as flores, as folhas e o fruto, uma vez que o tema é “A nossa floresta em tecido” e prevê a personalização de um pedaço de tecido onde se […]

ver o trabalho ]


A Nossa Floresta em Tecido Em Educação Visual foi-nos proposto realizar uma atividade: “A Nossa Floresta em Tecido”. Pretendia-se a reutilização de pedaços de tecidos velhos na recriação de uma árvore autóctone da nossa região e de um pormenor de um elemento desta árvore. Depois de pesquisar fiquei a saber que o carvalho alvarinho é uma das espécies representadas na […]

ver o trabalho ]


MEMÓRIA DESCRITIVA Do projeto: Roupas Usadas não estão acabadas “A nossa Floresta em tecido” No âmbito do Programa Eco-Escolas foi realizado o desafio criativo- criar com estilo, com o tema “A nossa Floresta em tecido “com a turma do 6º F. Após abordagem e motivação sobre o desafio, os alunos elaboraram trabalho de pesquisa e como trabalho inicial, consultaram o […]

ver o trabalho ]


Uma Árvore Nativa da Minha Terra No clube de artes a nossa professora Dóris Neto deu-nos a conhecer o concurso “Criar com Estilo - A Nossa Floresta em Tecido” e as regras do mesmo. Mãos à obra: recolhemos informação sobre o “Carvalho Português”, esta é a árvore escolhida do projeto “Eco-Escolas”. Visitamos o carvalho da nossa escola. Fizemos moldes (1ºem […]

ver o trabalho ]


Reproduzimos de forma criativa uma árvore autóctone da nossa região - Carvalho Português. Utilizámos pedaços de tecidos velhos para reproduzir o tronco, a copa e as folhas características do nosso Carvalho. Durante a nossa pesquisa sobre esta árvore fizemos uma recolha das bolotas para colocarmos na nossa árvore.Escolhemos esta árvore para reforçar a importância das espécies autóctones da nossa floresta […]

ver o trabalho ]


MEMÓRIA DESCRITIVA O carvalho foi a árvore escolhida, não só pelo facto de ser uma árvore autóctone, mas também porque é uma das árvores que consta dos espaços verdes na nossa escola. O trabalho foi realizado num cartão prensado (tamanho A3) onde se criou um cenário campestre com recurso à colagem de diferentes tecidos sobrepostos. Posteriormente, procedeu-se à elaboração da […]

ver o trabalho ]


O tema do ano 2017-2018 para o desafio “Criar com estilo” proposto pela H. SARAH Trading, Lda é: “ A nossa Floresta em tecido”. Este desafio criativo foi aceite pela professora Graça Estanislau, da disciplina de Oferta de escola de Arte e Ambiente, que orientou o trabalho das alunas do 9º ano turma B Inês Tomé e Mariana Gonçalves. Tivemos […]

ver o trabalho ]


Descrição geral – Com o tema ”A minha floresta em tecido” e como proposta de trabalho, o pequeno grupo de alunos (2º/3º ciclos) “Unidade de Ensino especial do Agrupamento de escolas de Cuba” decidiu participar neste concurso, como um incentivo para os alunos, com um trabalho criativo. Todos se envolveram mediante as suas capacidades. Técnicas e materiais utilizados- Dentro dos […]

ver o trabalho ]


Árvore elaborada - carvalho Materiais utilizados: diferentes tipos de tecidos em fim de vida; cola quente. O nosso projeto foi iniciado com a elaboração de um molde da árvore a ser construída. Assim, foi efetuado um esquema da mesma em papel. De seguida, e tendo por base esse molde, foram recortados o tronco, e a copa da árvore. O tronco […]

ver o trabalho ]


* […]

ver o trabalho ]


No âmbito da participação da escola no desafio supracitado, a árvore representada é o castanheiro. O castanheiro, uma árvore da família das Fagáceas, surge na ilha da Madeira no século XVI e desde então a espécie mantém-se distribuída em zonas montanhosas, com terrenos acidentados e de clima rigoroso, como é o caso da freguesia do Curral das Freiras. A produção […]

ver o trabalho ]


Memória Descritiva anexada a cima nas fotos […]

ver o trabalho ]


“A minha Floresta em tecido” O tema do ano 2017-2018 para o desafio “Criar com estilo” proposto pela H. SARAH Trading, Lda é “A Minha Floresta em Tecido”. Este desafio criativo foi aceite pela professora Lúcia Seabra, de Educação Visual, que dinamizou o trabalho com alunos do 7.º ano, turma E. O desafio previa a personalização de um pedaço de […]

ver o trabalho ]


“A Nossa Floresta em Tecido” A representação de uma espécie nativa existente na região da escola, Carvalho – Cerquinho ou Carvalho-Português foi escolhido por fazer parte das espécies que estão plantadas na escola. O quadro foi elaborado com recurso a retalhos de tecidos retirados de roupas para reciclar e arame aproveitado de ramos de flores. O detalhe – Folha e […]

ver o trabalho ]


A oliveira Porque escolhemos a oliveira ? Nós escolhemos a oliveira, pois esta é autóctone da nossa região, o Alentejo. O nome científico da oliveira é Olea europaea L ,é da família das oleáceas e a sua origem é da costa da Síria e Israel. Foi trazida para a Península Ibérica pelos gregos e a sua cultura foi desenvolvida pelos […]

ver o trabalho ]


A NOSSA FLORESTA EM TECIDO “Uma árvore nativa da minha Terra “ Lançado o desafio, tal como no ano transato, a imagem do nosso emblemático Sobreiro (Quercus suber) repete-se no cenário deste espaço que denominam de “portas do Alentejo”- Vendas Novas. Os alunos escolhem-no, porque ele marca presença no Brasão da cidade, ele aparece quer dentro quer fora do espaço […]

ver o trabalho ]


MEMÓRIA DESCRITIVA “A Minha Floresta em Tecido” Uma Árvore Nativa da Minha Terra Optámos pelo Loureiro (Laurusnovocanariensis), porque pertence à Laurissilva e existe no jardim da nossa escola. A Floresta «Laurissilva», floresta da Madeira e Património Natural da Humanidade sob a égide da UNESCO, encerra uma grande diversidade de espécies nativas. O pombo-torcaz-da-madeira (Columba palumbus maderensis) por exemplo, é um […]

ver o trabalho ]


Para a realização deste projeto contamos com a ajuda dos professores de Ciências Naturais: cada professor divulgou o concurso nas suas turmas e incentivou os alunos a procurarem informação sobre as árvores escolhidas para representar a nossa região (castanheiro ou carvalho). Foi muito difícil escolher o trabalho vencedor pois participaram neste concurso 85 alunos com trabalhos de grande qualidade. Foi […]

ver o trabalho ]


O Desafio Criativo da nossa Escola representa um sobreiro, árvore autóctone caraterística da nossa região. O trabalho apresentado é um quadro, de tamanho A3 com orientação vertical, com fundo de cartão forrado com tecido onde se destaca a árvore do sobreiro, com uma moldura em sisal. Em pormenor está representada a semente do sobreiro. As técnicas utilizadas foram o recorte […]

ver o trabalho ]


O trabalho foi realizado pela turma de Currículo Específico Individual (CEI) do ensino secundário da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, orientada pela professora da disciplina de Artes e Tecnologias, Ana Valente, em articulação com o Projeto Eco Escolas e a sua coordenadora Ana Isidoro. Inicialmente os alunos fizeram pesquisa sobre as árvores autóctones da região com o objetivo de […]

ver o trabalho ]


No âmbito da disciplina de Área de Integração, a professora Catarina Pinto propôs realizar um desafio criativo “Criar com Estilo – A Nossa Floresta em Tecido” a atividade “Roupas usadas não estão acabadas”, o Projeto foi criado pelo Eco Escolas consiste num programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido pela ABAE. Com esta atividade tentámos evidenciar a importância da […]

ver o trabalho ]


Após a apresentação aos alunos do 5º F, na disciplina de Oficina de Projeto, do desafio criativo 2 promovido pela ABAE e sendo o título do trabalho solicitado “A nossa floresta em tecido”, os mesmos, de imediato, sugeriram a representação do sobreiro centenário existente no recinto escolar, símbolo da nossa escola e classificada em Diário da Republica como árvore de […]

ver o trabalho ]


Este trabalho foi realizado nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, pela turma do 6º B. Foi escolhida a oliveira como árvore, pois a nossa escola foi em tempos um olival, ainda temos várias na escola. Depois de explicado o desafio aos alunos, fomos ver e desenhar oliveiras, assim trabalhámos os temas estrutura, textura, forma, desenho e pintura em […]

ver o trabalho ]


A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, como Eco Escola que é, tem por norma reutilizar materiais nos trabalhos e atividades que desenvolve com os seus alunos, um modelo que se pretende incutir em toda a comunidade escolar. A participação no concurso “ A minha Floresta em tecido“, foi mais um incentivo para a prática de boas atitudes […]

ver o trabalho ]


Memória Descritiva O programa Eco-Escolas, em parceria com a empresa H. SARAH – Trading, Lda., lançou o projeto “Roupas usadas não estão acabadas” com o objetivo de informar/formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa, calçado, brinquedos e material escolar para reutilização e reciclagem. O tema do presente […]

ver o trabalho ]


Foi lançado o desafio de elaborarem um trabalho com uma árvore nativa de Alpendurada em tecido. A professora de história abordou historicamente a importância do carvalho aqui na terra, então a escolha foi o carvalho, Quercus robur, apesar de existirem outras espécies nativas na região. Este desafio foi aceite por um grupo de três alunas do 9.º B, da escola […]

ver o trabalho ]


Escola Básica e Secundária de Machico Árvore escolhida: Dragoeiro Nome científico: Dracaena draco subsp. draco Nome vulgar: Dragoeiro Porte: Árvore Família: Asparagaceae (Agavaceae) Origem: Macaronésia (Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde) O projeto foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Educação Tecnológica, por alunos do 8º ano, turma 2. Participaram 12 alunos. Iniciou-se com uma pesquisa sobre as caraterísticas […]

ver o trabalho ]


Os alunos do 7º ano foram desafiados a recriarem, com muito estilo e recorrendo apenas a tecidos, um pinheiro-manso com a respetiva pinha, nas aulas de Educação Visual. A escolha pelo pinheiro manso deveu-se ao facto de ser uma espécie autóctone e de existirem vários exemplares no jardim da escola, alguns com cerca de 40 anos. Foram usados tecidos em […]

ver o trabalho ]


A nossa floresta em tecido. No âmbito do Projeto Roupas Usadas não Estão Acabadas, foi lançado o desafio "Criar com estilo/desafio criativo". O tema do presente ano letivo é "A nossa Floresta em Tecido" e prevê a personalização de um trabalho original em tamanho A3 em tecido inspirado na floresta autóctone e nos seus pormenores. Na elaboração deste trabalho é […]

ver o trabalho ]


Neste trabalho pretendemos representar o Loureiro ( Laurus nobilis L.) que em Portugal se encontra abundantemente no centro e norte mais atlânticos. O Loureiro pode medir até 12m e não vive muito além de 100 anos. O trabalho foi desenvolvido na turma D do 5º ano da Escola Básica de Freiria. Os alunos fizeram projectos na disciplina de EV (desenho […]

ver o trabalho ]


Foi lançado o desafio aos alunos do 6º ano de representar um carvalho alvarinho (Quercus robur), em tecido, utilizando roupas usadas que já não se encontravam em condições de doar, bem como tecidos excedentes de trabalhos têxteis e de costura (alguns alunos têm familiares que são costureiras e que, gentilmente, cederam retalhos excedentes). Para a realização deste trabalho, foi utlizado […]

ver o trabalho ]


Nome da autora: Ana Sofia Maltez Fernandes Turma- 8ºC Idade da autora: 14 anos MEMÓRIA DESCRITIVA Descrição geral: O trabalho foi inspirado na árvore autóctone da Póvoa de Lanhoso - O Carvalho de Calvos, uma das referências e ícone deste concelho. A aluna começou por escolher os tecidos “usados” que se adequavam ao tema do trabalho. Depois seleccionou o molde […]

ver o trabalho ]


Neste desafio participaram as turmas do 6º ano de História, Geografia e Cultura dos Açores. Na visita à Floresta Laurissilva, em parceria com o Centro Ambiental do Priolo, selecionou-se uma árvore autóctone da região, o Cedro do Mato - Juniperus brevifolia, com copa baixa, tronco retorcido e folhas, tipo agulha, em grupos compactos- Esta é parte integrante da floresta-de-nuvens dos […]

ver o trabalho ]


São propostos a concurso dois trabalhos Alfarrobeira e Castanheiro Alfarrobeira: Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual e Tecnológica do 6º ano de escolaridade. Foi feita uma pesquisa das espécies autóctones do nosso país e foram estudados os diferentes perfis de copas das árvores assim como os distintos frutos. Foram usados tecidos usados, retalhos de roupas velhas que […]

ver o trabalho ]


O pinheiro manso é uma árvore autóctone de Portugal a qual pode ser encontrado nos espaços verdes da nossa escola - Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa. Deste modo esta serviu de modelo para a realização deste cartaz. No que diz respeito à copa da árvore, os tecidos utilizados tiveram origem em almofadas antigas. Por outro lado o […]

ver o trabalho ]

Memória descritiva: Descrição geral: Sendo o carvalho uma árvore autóctone predominante na nossa região, e tendo em conta que desenvolvemos ao longo do ano letivo um projeto intitulado ”Bolotas - da bolota ao carvalho”, no qual foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o processo de germinação das bolotas, pesquisa, exposições, visitas de estudo às matas circundantes e sementeira de carvalhos […]

ver o trabalho ]

Nas aulas de Ciências Naturais os alunos abordam as plantas e a importância da floresta para o equilíbrio da planeta. Aqui os alunos começaram por realizar pesquisas sobre espécies arbóreas e sobre árvores autóctones. Inicialmente, em grupo, os alunos escolheram uma árvore autóctone e realizaram pequenos debates sobre a sua importância para o Homem e para o meio ambiente. Posteriormente, […]

ver o trabalho ]