EB 2,3 Mestre de Avis (Avis)

Escalão: 2.º e 3.º Ciclos

Memória descritiva:

A Escola Mestre de Avis localiza-se em Avis, uma bonita vila portuguesa situada em plena região alentejana, no alto de um monte granítico com cerca de 200m de altitude, rodeada pela albufeira do Maranhão. É uma escola inscrita no Programa Eco-Escolas desde o ano letivo 2007/2008 e galardoada ininterruptamente desde o ano letivo 2009/2010, tendo havido, contudo, alteração dos seus coordenadores. A oportunidade da nossa atual coordenadora ter participado no “Dia das Bandeiras Verdes 2016” e no Seminário Eco-Escolas em Ilhavo, permitiu conhecer de perto o trabalho desenvolvido noutras escolas, bem como os vários projetos e desafios do programa, tendo este feedback sido dado ao Conselho Eco-Escolas. O Desafio lançado “Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2016-17”, Criar com estilo, sendo o tema “A Minha Terra em Tecido”, visa construir um quadrado de tecido em fim de vida que represente um elemento natural ou cultural da região. Ao longo do trabalho estiveram envolvidos os 14 alunos do Pré-escolar da EB1/JI de Ervedal. Os alunos do Pré-escolar executaram o trabalho com a orientação da Educadora de Infância e com a ajuda da Auxiliar de Ação Educativa. Numa primeira fase foi feita a planificação do projeto, tendo sido decidido que a elaboração do quadrado de tecido devia incidir sobre os dois aspetos, o elemento natural e o cultural da região em que habitam Na segunda fase do trabalho, as crianças procederam a uma pesquisa sobre a vila de Avis e sobre a paisagem circundante, tendo chegado à conclusão que o que se destacava era as muralhas do castelo, os sobreiros e os rebanhos de ovelhas. Na terceira etapa do trabalho, com base na pesquisa realizada, as crianças selecionaram as cores que iriam utilizar para representar as muralhas e a paisagem no quadrado de tecido. Na última etapa do trabalho as crianças colocaram mãos à obra e dividiram tarefas, ficando alguns elementos responsáveis pelo recorte dos tecidos e outros pela montagem e colagem dos mesmos.