Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro (Aveiro)

Escalão: 2.º e 3.º Ciclos

Memória descritiva:

O saco de compras foi realizado por um grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais do 2º e 3ºciclos, na disciplina de Têxteis. Foi criado um saco de compras reversível (duas faces), tornando-o mais versátil. Com os materiais fornecidos, foram selecionados tecidos de quatro cores que se uniram com a técnica de Patchwork irregular. O saco foi decorado com aplicações sugestivas, relacionadas com o princípio dos “3Rs”, incluindo o símbolo do programa Eco-Escolas. Para além do tecido fornecido, foi ainda utilizada linha para cozer e cola para fixar as aplicações. Os alunos envolveram-se entusiasticamente em todas as etapas do projeto. Esta atividade favoreceu o desenvolvimento do sentido estético dos alunos e a consciencialização da importância “ do velho fazer novo”, tendo permitido ainda o desenvolvimento de múltiplas competências, nomeadamente: coser à máquina, coser à mão, recortar e fazer colagens em tecido, etc. 1ª ETAPA – Após a apresentação do desafio aos alunos foi feita a sensibilização para a importância da reutilização e reciclagem dos têxteis, prática já comum na nossa escola. Seguidamente, passou-se ao contacto com os tecidos fornecidos e à troca de ideias. 2ª ETAPA - Foram selecionados os tecidos por cores e por tamanhos com o objetivo de fazer uma manta de retalhos (Patchwork irregular), com apenas quatro cores. A manta de retalhos foi construída de uma forma aleatória, cumprindo a harmonia e contraste de cores. Primeiramente foi alinhavada à mão e posteriormente costurada à máquina. Todos os alunos tiveram a oportunidade de costurar na máquina. 3ª ETAPA - Após a conclusão da manta de retalhos, procedeu-se à execução de um saco reversível. Inicialmente foi feito um molde em cartolina e posteriormente talhado, alinhavado e costurado à máquina, com ajuda da professora. 4ª ETAPA – Foram pesquisados símbolos relacionados com a regra dos “3Rs” e o símbolo do programa Eco-Escolas, tendo sido posteriormente desenhados e recortados. 5ª ETAPA – Finalmente procedeu-se à decoração do saco, tendo sido feita a aplicação dos símbolos de forma harmoniosa e contrastante.