Escola Básica de Amareleja (Moura)

Escalão: 2.º e 3.º Ciclos

Memória descritiva:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA MEMÓRIA DESCRITIVA - Caracterização do projeto: Elaboração de um saco de compras. - Objetivos e finalidades do projeto: Realizar um saco para participar no concurso Criar com Estilo a partir de 80% dos materiais disponibilizados para o efeito pela entidade organizadora do concurso. - Caracterização da população alvo e do seu envolvimento das atividades: Grupo de seis alunos do 2º e 3ºciclos que frequentam o Clube de Artes/Eco-escolas da Escola Básica de Amareleja e dois docentes que dinamizam o projeto eco-escolas. Os alunos em causa disponibilizaram o seu tempo na escola e fora dela para pesquisarem e elaborarem desenhos a fim de passarem para o papel ideias que iam surgindo. Com os professores envolvidos foram selecionadas as sugestões consideradas mais viáveis dadas as muitas condicionantes encontradas. Estes alunos demonstraram o seu empenho e revelaram os seus conhecimentos sobre têxteis e pontos de costura, obtidos já este ano, na realização de um “Talego” para trazerem o pequeno-almoço/lanche para a escola (Projeto Escola Sem Plástico) e participaram ativamente no desenvolvimento das várias técnicas aplicadas, acompanhados pelos professores responsáveis. - Fases e calendarização das atividades: A partir do kit fornecido foi colocado o problema aos alunos: Como executar com aquele material um saco para compras. Cada aluno pensou, sugeriu, e selecionaram-se algumas ideias. A proposta do projeto foi surgindo, foram contornados alguns obstáculos, porque a escola tem uma máquina de costura sim, mas não trabalha e não há na zona qualquer oficina que a arranje, portanto tudo o que houvesse a fazer teria que ser executado manualmente. Por outro lado, outro grande problema: o trapilho que foi enviado desfiava-se bastante. Para fazer face a estes problemas selecionaram-se as propostas mais viáveis e concretizou-se o projeto: Realização de tecelagem em ponto de tafetá com o trapilho selecionado pelos alunos. Realização de trança em trapilho. Impermeabilização dessa superfície e da trança para evitar que o trapilho desfiasse e dar alguma resistência ao tecido. Colocação das franjas e das costuras laterais com ponto feito com máquina de costura emprestada por uma docente. Realização das alças para o saco em entrançado de trapilho sem impermeabilização, para se tornar mais confortável ao toque. Colocação de um cós de uns jeans velhos no topo do saco para lhe dar alguma resistência, uma vez que as alças do saco terão que ser inseridas nesse local. Os bolsos desses jeans foram também aproveitados e colocados um na parte da frente do saco, destinado à colocação das chaves e outro na parte posterior do saco com uma finalidade muito particular, transportar a carteira e o telemóvel cumprindo a sua função de contenção e segurança. A localização desse bolso posterior foi devidamente estudada para que o utilizador, em ambientes onde o ruído é bastante grande como em quase todas as grandes superfícies comerciais, possa sentir a vibração do telemóvel quando há chamadas através do contacto com o corpo. A trança impermeabilizada tem no saco uma função decorativa criando uma espiral que termina numas flores realizadas nesse mesmo trapilho. Pensamos que a fusão de cores e texturas diferentes criadas pelos padrões e diversos entrançados que fazem parte deste projeto, reforçado por uma pequena área em ganga e pontuados por vezes com alguma renda e pérolas, respondem na perfeição ao desafio proposto. Escola Básica de Amareleja, 30 de maio de 2016 A Coordenadora Eco-Escolas Lília Fernandes