EB Carlos Alberto (Porto)

Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Memória descritiva:

A nossa Eco-Escola aceitou este desafio com bastante entusiasmo não só pela componente lúdica e criativa mas também pela importância de demonstrar que é possível reciclar com originalidade, ulilizando metodologias simples. Assim, foi criado um saco para compras com resíduos da indústria têxtil, fornecidos pela H Sarah Trading. Após a receção do kit que continha pequenos pedaços de tecido de várias cores, estampados, tamanhos e texturas, os professores reuniram debatendo as diferentes estratégias para a construção do saco com a participação de todos os elementos da comunidade escolar. Posteriormente, os retalhos foram distribuídos aos alunos que inicialmente os cortaram em tiras longitudinais. Seguidamente, essas tiras foram unidas com nós e agrupadas três a três. Com cada um desses conjuntos foram elaboradas extensas tranças. Por sua vez, essas tranças foram tecidas obedecendo à técnica de cestaria dispostas de forma entrelaçada e cruzada sem armação de sustentação. A construção iniciou-se pela base, e as faces laterais foram o prolongamento da base para os diferentes lados. A união das arestas laterais foi feita com nós de pequenos pedaços de tecido. Por forma a prevenir algumas aberturas no tecido criado, este foi reforçado também com nós de pequenos pedaços de tecido. Por fim, foi elaborada a asa do saco presa com nós, à construção, e com o recurso ao apoio de dois rolos de papel para ajudar a estruturar as pegas da mão. Este material foi incorporado na construção, com recurso de finas tiras de tecido e nós de pequenos pedaços de tecido. Consideramos que conseguimos estar à altura do desafio na medida em que conseguimos criar um saco singular, utilizando técnicas que permitiram o envolvimento de todos (alunos do JI, e 1.º, 2.º 3.º e 4.º anos de escolaridade, educadoras, professores, técnicas e assistentes operacionais), recorrendo apenas a dois rolos de cartão recicláveis que não ultrapassam 20% da constituição da peça.