Escola EB1 Oliveira do Castelo (Guimarães)

Escalão: 1º Escalão

As andorinhas voam sem parar.

Idade:

Sala dos 4 anos.

Memória Descritiva:

DESAFIO 2 – CRIAR COM ESTILO / DESAFIO CRIATIVO “ASAS EM TECIDO” Um dia no recreio do Colégio Santiago, saltitava um melro de bico laranja, mas noutro dia era outro mais cinzento, um pardal, e depois vieram muitos…voavam em todas as direções, com o peito branco e asas pretas… Fomos procurar a ”quem sabia”. Nos livros, nas famílias, por todo o lado se falava na chegada da primavera e das andorinhas. Eram andorinhas em grupo que voavam agora no nosso recreio. A sala 4 do Jardim de Infância, ficou a vê las da janela da sala. As crianças falavam muito em periquitos, pombos, papagaios e gaivotas. Diziam o que sabiam e se lembravam, foi então que lhes dei a conhecer o artista Chico gaivota, que para além de recolher o lixo das praias da Ericeira por onde passeava, depois o transformava em lindas peças decorativas de animais marinhos. As crianças ficaram admiradas, e apreciaram muito, e de tal maneira que, aproveitei o momento para falar com o grupo sobre a possibilidade de elaborarmos um projeto de reutilização das roupas, sobre pássaros. Na área das artes visuais explorámos cores e características e até dramatizámos algumas conversas entre duas andorinhas que se encontravam …foi muito engraçado, as crianças que representavam os diálogos, mal paravam para conversar tal como as observamos na realidade, muito rápidas a voar em bando. Como é prática das nossas atividades, diversificar o suporte aonde registamos os nossos trabalhos, foi fácil fazê-lo agora em tecido. E como? 1 - Recolhemos e selecionámos duas peças de roupa, trazidas de casa. 2 - A camisola de malha preta serviu de base. 3 - O tecido de ganga, os pássaros desenhados, recortados e colados. 4 - Os brilhantes que estavam nas gangas, serviram para dar um toque “especial”,(surgiram duas hipóteses, os brilhantes seriam os olhos dos pássaros, ou seriam estrelinhas?). O grupo (16 crianças) estava motivado para o tema, desenhámos, e até montámos em 3d (mobile) várias andorinhas, que estão agora na sala. Depois de explorarmos, treinarmos os traços, linhas e formas das caraterísticas, as crianças fizeram o pássaro do molde para o tecido. Fizeram só o contorno, assim ficaram como as que alcançavam os nossos olhos ao longe, a voar no nosso recreio. Foi divertido, e é sempre muito bom, brincarmos, falarmos e partilharmos ideias e saberes, para descobrimos em nós, quem somos… temos agora muitos passarinhos na nossa sala, mas continuamos a olhar pela janela… ECO ESCOLAS - Jardim de Infância sala 4 . Colégio Santiago 2020 /2021 Educadora Maria de Fátima Ferro