Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2014-15

Descrição do Projeto

Fruto de uma parceria entre a H. SARAH – Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas, o projeto “Roupas usadas não estão acabadas” visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa e ainda, calçado, brinquedos e material escolar para reutilização e reciclagem.

Existe um desafio criativo para as escolas inscritas no projeto: – dar um nome ao equipamento de recolha.

Objetivos

  • (in)formar acerca da importância da reutilização e reciclagem de têxteis;
  • promover a reutilização de objetos fora de uso;
  • proporcionar à comunidade, através das Eco-Escolas, um ponto de deposição seletiva de roupa, calçado e brinquedos;
  • contribuir para o correto reencaminhamento dos materiais, segundo a hierarquia dos resíduos;
  • promover a interação entre a escola, a comunidade e instituições de solidariedade social.

Atividades

DESAFIO 1

Recolha com estilo | recolha de roupas calçado e brinquedos

Em que consiste

Este desafio de carácter obrigatório prevê a recolha de roupa, calçado e brinquedos nas escolas, no decorrer do ano letivo 2014/2015. Para participar, devem inscrever-se na plataforma online sarahtrading.abae.pt e aguardar o contacto por parte da empresa responsável para definir o modelo de participação.

As escolas podem aderir de duas formas:

  • através da colocação de um equipamento de recolha de roupa, calçado e brinquedos nas instalações do estabelecimento de ensino, acessível a toda a comunidade escolar;
  • através de recolhas/campanhas pontuais (o material é armazenado na escola).

Em ambos os modelos de participação, o professor coordenador do projeto Eco-Escolas fica responsável pelo contacto com a H SARAH Trading sempre que seja necessário efetuar uma recolha.

Este projeto apresenta algumas condicionantes, por questões logisticas, nas escolas da Região Autónoma da Madeira e dos Açores.

Na Madeira não será possível a entrega de contentores, mas a recolha nas escolas será assegurada e realizada apenas uma vez, no final do ano letivo.

Nos Açores a participação das escolas nesta atividade não poderá decorrer por questões de logistica.

 

Inscrições

As inscrições neste desafio estarão abertas até ao final do ano letivo. As recolhas para efeitos de concurso serão contabilizadas a partir da data de inscrição.

No momento da inscrição, cada escola identificará uma associação/IPSS da sua área de residência para usufruir de apoio por parte da H SARAH Trading.

No final do ano letivo, em simultâneo com a divulgação dos resultados do concurso, será apresentada uma listagem com os dados referentes ao apoio efetivo prestado às instituições nomeadas.

Prémios

Neste projeto, serão premiadas duas categorias, com ofertas para os 3 primeiros classificados:

  • Maior quantidade de recolha total por escola
  • Maior quantidade de recolha per capita

Aos primeiros classificados será atribuída uma Máquina de Costura. Os restantes premiados terão como oferta uma Máquina Fotográfica.

Notas importantes:

  • Os equipamentos podem ser colocados em espaço público, desde que devidamente autorizados pela entidade competente (Câmara Municipal / Junta de Freguesia);
  • O material entregue diretamente pelas escolas às instituições escolhidas não será contabilizado para efeitos de concurso;
  • As instituições serão contactadas pela H SARAH Trading para identificação das suas necessidades no âmbito da recolha de roupa, calçado e brinquedos;
  • No final de cada período escolar, serão divulgados os totais recolhidos até à data, através da plataforma sarahtrading.abae.pt.

DESAFIO 2

Criar com estilo | uma peça original

Em que consiste

Este desafio consiste na criação de uma peça original construída com resíduos provenientes da indústria têxtil, fornecidos pela H SARAH Trading. A cada escola inscrita será entregue um kit (aproximadamente 10 kg) de pedaços de tecido com várias cores, tamanhos e texturas. Os alunos deverão criar uma peça original de vestuário ou acessórios, recorrendo às técnicas que considerarem mais adequadas, estando autorizada a utilização de outros materiais recicláveis desde que não ultrapassem 20% da constituição da peça.

Como participar

Este desafio destina-se às Eco-Escolas todos os graus se ensino. As inscrições deverão realizar-se online aqui.

Cada escola deverá inscrever-se no escalão, ou escalões, correspondentes, escolhendo uma ou as duas categorias propostas.

Deverão ser utilizados na confeção da peça, embora possam recorrer à reutilização de outros tecidos ou antigas peças de vestuário (atenção não devem estragar roupa para participar no Concurso; apenas reutilizar), os tecidos entregues pela Sarah Trading à escola.

Escalões:

  • 1- Pré-Escolar e 1.º Ciclo
  • 2- 2.º e 3.º Ciclos
  • 3- Ensino Secundário, Profissional e Superior

Categorias:

  • A- Vestuário (1 ou 2 peças: exemplo: blusa, calças, calções, saia, vestido, camisa, etc.)
  • B- Acessórios (1 ou 2 peças; exemplo: mala, cinto, bijuteria, chapéu, etc.).

Depois de prontas as peças deverão ser fotografadas (com ou sem modelo; visão geral e detalhes). A candidatura a concurso realiza-se através do upload aqui de 5 fotografias da peça acompanhada da respetiva memória descritiva: como foi realizado o trabalho, autores e grau de ensino, materiais utilizados.

DATAS:

Inscrição: até 28 de fevereiro de 2015.

Após a inscrição será realizada a entrega do material por parte da H SARAH Trading.

Envio da candidatura a concurso: até 15 de junho de 2015.

JURI E AVALIAÇÃO

No final do ano letivo, um júri composto por elementos da ABAE, da H SARAH Trading e Comissão Nacional Eco-Escolas realizará a avaliação das peças segundo os seguintes critérios:

  • originalidade e criatividade
  • materiais utilizados
  • envolvimento dos alunos
  • apresentação das peças

PRÉMIOS

Serão premiadas as 3 melhores peças por categoria e por nível de escolaridade, num total de 18 prémios.

Aos primeiros classificados será atribuída uma Máquina de Costura. Os restantes premiados terão como oferta uma Máquina Fotográfica.

Notas importantes:

  • É possível reforçar a entrega de material, mediante solicitação;
  • As fotografias da candidatura deverão possuir qualidade razoável para uma correta avaliação/interpretação e revelar uma visão geral da peça, bem como alguns pormenores que mereçam destaque;
  • Cada escola só poderá candidatar-se numa categoria (vestuário ou acessórios em cada grau de ensino).